A Comissão com a finalidade de acompanhar e orientar as condutas institucionais relativas à pandemia da Covid-19, no âmbito da UNEB, e o Comitê de Biossegurança (COBIO) da universidade participaram, ontem (2), de reunião com a Reitoria da instituição.
A atividade, realizada por videochamada, foi solicitada pela gestão para um diálogo sobre as atualizações nos cenários epidemiológicos estadual e nacional, e as projeções de impacto no planejamento das ações institucionais.
“Foi e continuará sendo muito importante ouvir ambas as equipes. Creio que essa dinâmica é fundamental para a gestão, mas, também para a própria universidade. Devemos valorizar sempre esse olhar mais técnico, acadêmico, com base na ciência, para que a gente possa conduzir a universidade da melhor maneira possível”, afirmou a reitora, Adriana Marmori.
Foram encaminhamentos do encontro, a recomposição dos dois grupos, para a ampliação da representatividade e a consolidação das equipes necessárias para os trabalhos, e a atualização das análises e recomendações à UNEB, de acordo com o atual cenário epidemiológico. A comissão e o COBIO colocaram-se à disposição para avançar sobre essas demandas.
Planejamento e preparação institucional
O semestre letivo 2022.1 tem início previsto para o dia 7 de março, com a semana de acolhimento e integração da UNEB. As aulas presenciais serão realizadas a partir do dia 14 do mesmo mês.
As ações de planejamento e execução da ampliação gradual da presencialidade na universidade estão amparadas pela Resolução Nº 1.495/2021, do Conselho Universitário (Consu).
Um grupo de trabalho (GT) está em processo de conclusão da minuta da instrução normativa que será submetida à apreciação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no início de fevereiro.
Esse documento, associado às demais recomendações, irá nortear a metodologia que será adotada nas atividades dos próximos meses na UNEB.