UNEB e Secti firmam parceria para gestão de coworking e incubadora de base tecnológica

A Agência UNEB de Inovação (AUI) e a Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) assinaram acordo de cooperação técnica para gestão e operacionalização de espaço colaborativo de trabalho e de apoio a empreendedores de atividades de base tecnológica.

O termo, assinado em 16 de julho pelo reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, pelo coordenador da AUI, José Gileá, pela secretária da Secti, Adélia Pinheiro, e pela coordenadora de Inovação e Competitividade da Secti, Bárbara Alves, tem o propósito de fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação e empreendedorismo na Bahia.

Com isso, a universidade poderá gerir e operar o ambiente do Espaço Colaborar (coworking) e do Espaço Fortalecer (incubadora de base tecnológica), ambos localizados no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador

“Espaços como esse permitirão que a Agência UNEB de Inovação fomente e disponibilize para a comunidade de pesquisadores e empreendedores da universidade uma infraestrutura para desenvolvimento de projetos inovadores, que envolvam tecnologias avançadas com temáticas variadas como: tecnologias na saúde, games, animação, robótica, internet das coisas, smart cities e tecnologias imersivas”, destacou o coordenador da AUI, José Gileá.

Para a coordenadora de Inovação e Competitividade da Secti, Bárbara Alves, a parceria “visibiliza e fomenta o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Bahia, que reúne atores da academia, governo e empresas, agregando, assim, experiências, competências, esforços e adensamento da rede colaborativa, condições importantes para o fortalecimento dos polos tecnológicos”, salientou a gestora.

O acordo de cooperação técnica para operar o ambiente do Espaço Colaborar terá vigência por 12 meses, já para utilização do Espaço Fortalecer terá validade de 36 meses.

Espaço Colaborar e Espaço Fortalecer – O Espaço Colaborar visa disponibilizar um espaço dinamizador coletivo, destinado a integrar seus usuários, compartilhando-o com estudantes, profissionais liberais, empreendedores, pesquisadores e usuários independentes, dentro de um novo modelo de inclusão sócio digital produtiva que proporcione o desenvolvimento de práticas que envolvem colaboração, cooperação e dinâmicas de cunho coletivo.

O Espaço Fortalecer tem como finalidade o estímulo ao empreendedorismo no estado da Bahia, através da gestão, operação e expansão das atividades em incubadoras de base tecnológica no estado. As incubadoras de base tecnológicas são organizações que abrigam empreendimentos nascentes, geralmente oriundos de pesquisa científica, cujo projeto implica inovações.