Equipe de docentes do Mestrado em Estudos Territoriais (PROET) da UNEB, coordenada pelo professor Sirius Oliveira Souza, conquistou a aprovação do projeto de pesquisa “Mudanças climáticas, desertificação e suas implicações na redução da biodiversidade e de áreas produtivas: análise de cenários sustentáveis no semiárido baiano” no Edital Universal (veja resultado da chamada pública) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O grupo conta também com os professores do PROET Gustavo Barreto Franco, Janio Roque Barros de Castro, Rozilda Vieira Oliveira, Mara Rojane Barros de Matos e Lirandina Gomes Sobrinho. O trabalho será desenvolvido em parceria com outras instituições.
A pesquisa contribuirá para a produção científica sobre as diversas paisagens ambientais do semiárido tropical brasileiro, aprofundando conceitos inerentes à Geografia/Geociências e à Geografia Física, como o de mudanças climáticas, planejamento ambiental e modelagem de dados geográficos.
O projeto prevê o uso das geotecnologias, a partir de imagens de satélite e veículo aéreo não tripulado (Vant), para a produção de dados que serão disponibilizados para a a rede da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e para o auxílio ao desenvolvimento regional pela construção dos cenários futuros que integrarão os resultados desta pesquisa.